Nas décadas finais do século XX, a União Soviética passou por série de transformações
levaram ao fim do socialismo. Quais foram essas mudanca que marcaram o fim da guerra fria?
Respostas
Resposta:
A URSS entrou em colapso no final da década de 1980. Essa derrocada do império está associada ao desgaste do modelo socialista implantado em 1917 e difundido para o leste Europeu no período Stalinista. O governo era coercitivo e foi se tornando incompatível com a realidade da globalização e da modernização tecnológica apresentada pelos Países onde predominava a cultura política democrática e o livre mercado.
Alguns eventos também evidenciaram a fragilidade da União soviética no campo militar, por exemplo. A guerra travada no Afeganistão foi uma delas.
Em 1985 houve uma nova eleição no partido comunista, na qual foi eleito o líder Mikhail Gorbatchev. Ele ficou encarregado de promover reformas na estrutura do Estado. Eessas reformas receberam o nome de PERESTROIKA (reconstrução), e foram fundamentais para a implosão do regime.
Gorbachev executou ações como a diminuição do auxílio a Países comunistas, a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão abrindo mão da hegemonia sobre a região e tomou a iniciativa de firmar acordo com os EUA para a destruição em conjunto de ogivas nucleares, pondo fim a uma das principais características da guerra fria, a corrida armamentista.