01 - Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental: a) carência de melhores condições sociais no campo. b) baixa produtividade agrícola. c) pressão demográfica no campo. d) dificuldade de aquisição de terras. e) substituição de mão de obra pela mecanização. FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
02 – O conceito de êxodo rural pode ser definido como: a) conjunto de investimentos realizados pelo governo federal na zona rural do Brasil no século XX. b) conjunto de técnicas e insumos usados no espaço agrário para promover a revolução verde no Brasil. c) deslocamento em massa da população do campo para as cidades, que ocorreu no Brasil a par- tir da década de 1960. d) política de governo oficial que incentivava a migração do campo para a cidade em busca de promover a urbanização e a industrialização do país. e) política de governo que incentivava a diminuição da taxa de natalidade no campo visando di- minuir a quantidade de pessoas residentes no campo e aumentar a população urbana. FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
03 – A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, dentre os quais, podemos destacar: a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos. b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência. c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural. d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços. e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos. FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
04 - Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”. O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo, em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores.
35
Esses efeitos podem ser causados por I. liberação desenfreada de gases-estufa; II. destruição da camada de ozônio; III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas; IV. desmatamento e queimadas.
É CORRETO afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em: a) I, II e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) I, II, III e IV. e) II e IV, apenas. FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
05 – Leia com atenção a notícia que se segue: França pagará 750 euros mensais por terceiro filho O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin. Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.
A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada: a) À política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas. b) Às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa. c) À sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados. d) À aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de méto- dos contraceptivos não naturais. e) À ideia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população. FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
36
06 - O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX:
FONTE: . Acesso em: 09 nov. 2020.
Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre: a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar. b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica. c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade. d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica. e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico. FONTE:
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
1- e) substituição de mão de obra pela mecanização
2-c) deslocamento em massa da população do campo para as cidades que ocorreu no Brasil a partir da década de 1960
3-b) aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência
4-d) I,II,III e IV
5-c) a sobrecarga no sistema de previdência social francês em que número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados
6-b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás