Respostas
Resposta:
Explicação:
Você está falando da variação de entalpia de uma reação, que é nada mais do que a variação de energia de uma reação química. Existem formas diferentes de se calcular variação de entalpia, mas a mais prática é através da Lei de Hess.
A Lei de Hess diz que a entalpia é uma função de estado, ou seja, a variação de entalpia independe do caminho da reação. Imagine que você quer ir até a padaria do seu bairro: você pode seguir pelo caminho A, atravessando o quarteirão, ou pelo caminho B, que é por um atalho. Pode ser que o caminho A seja mais longo que o caminho B, mas no final das contas, seja pelo caminho A ou B, você sai do mesmo lugar e para no mesmo lugar. Duas formas diferentes de chegar no mesmo lugar, saindo do mesmo lugar. Acontece algo semelhante com a entalpia. Você pode adicionar um catalisador a uma reação e fazer com que ela seja mais rápida do que outra, mas no final, a energia do produto da reação com catalisador vai ser a mesma do produto da reação sem catalisador. Caminhos diferentes, mas com o mesmo valor final e inicial, mesmo com as variação de energia ao longo do processo.
Assim, podemos calcular a variação de entalpia pela subtração da entalpia dos produtos finais pela entalpia dos reagentes iniciais.
ΔH = Hf (entalpia final) - Hi (entalpia inicial)