Respostas
Explicação:
Octavio Cesar Augusto, nascido Caio Otávio, foi o primeiro imperador romano. Ele, assim como seu pai adotivo Julio César, compôs um triunvirato (o Segundo Triunvirato Romano), formado por Marco Antônio, Emílio Lépido e Octavio. Uma das principais intenções do trio era perseguir os conspiradores responsáveis pelo assassinato de Júlio César.
Contudo, a relação do trio foi abalada, primeiro pela tentativa de Lépido em tomar o poder, e depois pela disputa entre Otávio e Marco Antônio, da qual Otávio saiu vencedor. Esses conflitos marcaram o fim do Segundo Triunvirato e o início do Império Romano, sob a liderança de Otávio, que venceu seus opositores e foi nomeado o grande e principal general, sendo reconhecido pelo senado como o principal, ou o príncipe.
Nesse período houve, além da expansão territorial, uma difusão da cultura romana. A ascensão do primeiro imperador foi um dos marcos importantes para a garantia de um período de certa estabilidade no início do Império Romano, conhecido como pax romana.
Portanto, a figura de Augusto foi emblemática na história de Roma e foi fundamental para sua estabilidade e expansão, por meio da centralização de poder nas mãos do imperador e do controle do território extenso que Roma havia conquistado.