1 ) Dos Filósofos acima e seus grandes feitos, Parmênides distingue a aparência da realidade em relação aos sentidos que o ser humano é capaz de sentir e transmitir. Quais exemplos, hoje, poderíamos descrever para justificar tal afirmação?
Respostas
1. Parmênides foi o primeiro filósofo a colocar a razão, o pensamento acima da experiência. Para ele, o mundo real não é o que pode ser observado mas, o que pode ser racionalmente expresso e analisado.
Assim, pensamento e expressão do pensamento, a linguagem, são possibilidades idênticas do ser. Isto é, uma coisa é ou não é. Se é, pode ser pensada. Se pode ser pensada, pode ser expressa pela razão. O devir, que expressa o o movimento das coisas, seres, pessoas no mundo e do próprio mundo, para Parmênides é apenas uma ilusão, pois confunde as ideias de ser e de não-ser.
Como nada pode ser e não ser ao mesmo tempo, nossas impressões sobre o mundo, sobre nós mesmos e as coisas que parecem mudar todo o tempo são equivocadas. Por exemplo, a ideia de "ser humano", e o "ser" que caracteriza as coisas e as pessoas com as quais nós convivemos diariamente.
Bons estudos!