• Matéria: Filosofia
  • Autor: Evanyanyy
  • Perguntado 5 anos atrás

Sócrates afirma, diante dos juízes, que "... a vida que não se questiona não vale a pena ser vivida". Você concorda com ele? De que questionamento ele está falando? Qual a diferença entre "questionar" e "críticar"?

No segundo parágrafo, Sócrates fala que seus juízes estariam esperando que ele fizesse uma defesa indigna, o que ele não fez . O que seria indigno para o nosso filósofo?

Anexos:

Respostas

respondido por: sophiagatinho11
4

Resposta:

Sócrates afirma, diante dos juízes, que "... a vida que não se questiona não vale a pena ser vivida". Você concorda com ele?  

Concordo com Sócrates pois não podemos viver aceitando tudo que é dito ou falado, precisamos ter o nosso ponto de vista e falar o que achamos certo e quando não aceito, discutir e entrar em um consenso.

De que questionamento ele está falando?

Ele está falando do seu discurso de defesa após ele ter sido condenado a morte por questionar e divulgar seus ideais de liberdade em relação as autoridades atenienses.

Qual a diferença entre "questionar" e "criticar"?

Questionar é quando você põe em questão ou em discussão um determinado assunto e rebate com o que você sabe.  

Já criticar é um ato de você dizer mal, desmerecer, julgar outra pessoa sem dar oportunidade da pessoa que está sendo criticada de se defender. Representa uma atitude muitas vezes de inferiorizar o outro.

 

No segundo parágrafo, Sócrates fala que seus juízes estariam esperando que ele fizesse uma defesa indigna, o que ele não fez. O que seria indigno para o nosso filósofo?

Indigno para ele seria mentir sem um fundamento, fora do seu conhecimento filosófico.

Explicação:

Perguntas similares