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O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileiras na primeira metade do século XX.
Em comparação com outros movimentos também denominados modernistas, foi desencadeado tardiamente, na década de 1920. O modernismo brasileiro resultou, em grande parte , da assimilação de novas tendências artísticas e culturais lançadas pelas vanguardas européias anteriormente à Primeira Guerra Mundial, tais como Cubismo e Futurismo. Pode-se dizer, contudo, empregando a simbólica lançada por um dos mais notáveis modernistas brasileiros, Oswald de Andrade, que a assimilação dos modernismos europeus pela vanguarda brasileira fez-se de maneira "antropofágica". Os modernistas no Brasil tenderam, portanto, a "filtrar" a influência dos seus colegas europeus, e a rearranjar os elementos artísticos provindos de fora de modo a ajustá-los às singularidades culturais brasileiras. O impacto mais notável do modernismo brasileiro deu-se no campo da literatura e das artes plásticas.
Tradicionalmente, considera-se a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em 1922, o ponto de partida do modernismo no Brasil. Todavia, não se pode afirmar que todos os participantes da Semana tenham sido modernistas: o pré-modernista Graça Aranha foi um dos oradores. Apesar de não ter sido dominante no começo, como atestam as vaias da platéia da época, este estilo, com o tempo, suplantou os anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximação da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto.
Didaticamente, divide-se o Modernismo em três fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neo parnasianismo.
Em comparação com outros movimentos também denominados modernistas, foi desencadeado tardiamente, na década de 1920. O modernismo brasileiro resultou, em grande parte , da assimilação de novas tendências artísticas e culturais lançadas pelas vanguardas européias anteriormente à Primeira Guerra Mundial, tais como Cubismo e Futurismo. Pode-se dizer, contudo, empregando a simbólica lançada por um dos mais notáveis modernistas brasileiros, Oswald de Andrade, que a assimilação dos modernismos europeus pela vanguarda brasileira fez-se de maneira "antropofágica". Os modernistas no Brasil tenderam, portanto, a "filtrar" a influência dos seus colegas europeus, e a rearranjar os elementos artísticos provindos de fora de modo a ajustá-los às singularidades culturais brasileiras. O impacto mais notável do modernismo brasileiro deu-se no campo da literatura e das artes plásticas.
Tradicionalmente, considera-se a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, em 1922, o ponto de partida do modernismo no Brasil. Todavia, não se pode afirmar que todos os participantes da Semana tenham sido modernistas: o pré-modernista Graça Aranha foi um dos oradores. Apesar de não ter sido dominante no começo, como atestam as vaias da platéia da época, este estilo, com o tempo, suplantou os anteriores. Era marcado por uma liberdade de estilo e aproximação da linguagem com a linguagem falada; os de primeira fase eram especialmente radicais quanto a isto.
Didaticamente, divide-se o Modernismo em três fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neo parnasianismo.
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O Modernismo no Brasil foi um movimento artístico que buscava a criação e valorização de uma arte essencialmente brasileira, original e que falasse sobre o próprio país sem importar valores e aspectos estrangeiros.
O Movimento Modernista surgiu com a Semana de Arte Moderna de 1922 e teve três gerações. A primeira geração modernista durou de 1922 até 1930 e teve nomes como Oswald de Andrade e Mário de Andrade.
A segunda geração modernista durou de 1930 até 1945 e contou com nomes como Celília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
A terceira geração modernista durou de 1945 até 1960 e contou com nomes como Clarice Lispector e João Guimarães Rosa.
Para mais sobre o modernismo, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/1968810
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