Respostas
Resposta:
"Podemos definir o patrimônio agroindustrial como aquele que tem sua origem no meio rural, a partir do agenciamento de atividades de beneficiamento de matéria prima oriunda da agricultura”
Resposta:
O Segundo Seminário de Patrimônio Agroindustrial – Lugares de Memória, evento de âmbito internacional, aconteceu em São Carlos, nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2010 e foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, ambos da Escola de Engenharia de São Carlos – USP.
O Primeiro Seminário de Patrimônio Agroindustrial, Paisagens Culturais – realizado em Mendoza (Argentina), em maio de 2008 – teve como foco as paisagens e as rotas culturais do vinho, café, açúcar e outros produtos agrícolas. Esse evento teve início a partir do anseio de alguns pesquisadores latino-americanos, dedicados à preservação e à valorização desse patrimônio, de promover o conhecimento das experiências de recuperação e salvaguarda desenvolvidas recentemente, como também a divulgação dos avanços alcançados no campo das pesquisas acadêmicas relacionadas. Assim, esse primeiro evento pode reunir, entre outros, gestores e investigadores vinculados à temática das paisagens da produção agroindustrial, da arquitetura e do turismo cultural, provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e México.
Do mesmo modo o Segundo Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares de Memória (SSPA2010), ocorrido em São Carlos em outubro de 2010, se propôs a dar continuidade à reflexão, debate e divulgação de pesquisas e de experiências vinculadas ao tema, realizados na primeira edição, buscando manter o centro de análise nas paisagens e rotas culturais ligadas à agroindústria, porém incorporando também uma ênfase nas representações e na organização e interpretação de informações, além de ampliar os setores de produção contemplados. O evento atraiu um número expressivo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de modo a melhor integrá-los ao debate ibero-americano sobre o tema. Sendo um evento de âmbito internacional, visou o alargamento das discussões relacionadas ao patrimônio agroindustrial, aprofundando o conhecimento das práticas e lugares a ele associados, bem como avaliando resultados de programas e projetos de intervenção.
peguei do google!
:)