Respostas
Resposta:
divisão em três poderes o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, de forma equilibrada.
Explicação:
De acordo com Montesquieu, existem três formas de governo: despotismo, monarquia e república, sendo que apenas o despotismo é essencialmente corrompido. Isso decorre devido ao fato que os déspotas tendem a empregam violência para se manterem no poder. A monarquia, por sua vez, é considerada por Montesquieu o mais efetivo governo por meio do exercício da autoridade com firmeza e honra pelo soberano.
Apesar disso, é fato é que a sua proposta do autor de divisão em três poderes – o Executivo, o Legislativo e o Judiciário – influenciou em grande medida os governos republicanos, inclusive os atuais. De qualquer forma, o equilíbrio delineado por Montesquieu funcionaria aproximadamente da mesma maneira tanto em uma monarquia quanto em uma república: o Executivo exerceria influência sobre as questões civis, o Legislativo criaria as leis mais apropriadas à sociedade e o Judiciário fiscalizaria as normas que regeriam determinado grupo humano. Nenhum destes poderes, entretanto, é mais poderoso do que outro, devendo agir para limitar caso outro membro da tríade vá além de suas prerrogativas.
Além de representar uma poderosa reflexão sobre a natureza da raça humana, Espírito das Leis representou uma nova abordagem a respeito da necessidade de equilíbrio político que influenciou não apenas a realidade imediata da França pré-revolucionária do século XVIII, mas também a futura sociedade democrática. Embora apresente certas considerações datadas, a obra ainda bastante relevante no que diz respeito ao entendimento das possíveis limitações de um governo republicano.