Respostas
Resposta:
Explicação:
A limpeza urbana é considerada um serviço essencial à população, pois está diretamente ligada à saúde pública e ambiental, além de fazer parte dos serviços inseridos no saneamento básico. Ela envolve os serviços de varrição, capina e roçada, poda, coleta de resíduos sólidos, limpeza após feiras livres, bem como a limpeza de bocas de lobo, praias, cemitérios e demais logradouros.
Conheça os principais agentes que a limpeza urbana busca combater:
Agentes físicos – A localização do resíduo e sua interação com o meio em que se encontra podem causar poluição do solo, contaminação dos cursos hídricos subterrâneos e superficiais, bem como auxiliar nos processos de assoreamento e enchentes.
Agentes químicos – Os resíduos sólidos emitem gases tóxicos (Gases de Efeito Estufa – GEE) à saúde do ser humano e do meio ambiente, como o gás metano. Entrando em contato com a água, pode causar sua contaminação, bem como a poluição do ar.
Agentes biológicos – Vetores como mosquitos, ratos e moscas, que podem estar presentes em resíduos mal acondicionados e dispostos a céu aberto, resultando na proliferação de doenças, como a dengue, leptospirose, dentre outras.