Deise é professora de turmas de alfabetização há muitos anos. De manhã trabalha com o 1º ano do Ensino Fundamental e à noite trabalha na turma de alfabetização de adultos da mesma escola. Para facilitar sua vida, Deise aproveita as mesmas atividades nos dois grupos, uma vez que o conteúdo é o mesmo. Ao tomar conhecimento do fato, após uma aluna comentar que suas atividades eram iguais às atividades da netinha de 7 anos, a coordenadora pedagógica do período noturno chamou Deise para uma conversa, em que a professora foi orientada a não aplicar as mesmas atividades para as duas turmas e pesquisar atividades adequadas para cada uma delas. Ao analisar a prática de Deise, o que há de inadequado em aplicar as mesmas atividades? O que caracterizaria uma atividade adequada para adultos?
Respostas
O grande erro de Daise no caso é colocar as mesmas atividades para públicos diferentes.
Isso porque as atividades devem ser adaptadas conforme a idade das crianças.
Importante notar que o desenvolvimento de cada faixa etária é diferente por siso há uma necessidade maior de adequar a cada faixa etária as atividades que são elaboradas.
Ademias, as questões sociais de cada turno de estudo também são diferentes e devem ser consideradas.
espero ter ajudado!
Práticas de alfabetização
As práticas de alfabetização na educação infantil e séries iniciais comparando com o EJA - A Educação de Jovens e Adultos - são diferenciadas, pois o professor irá lidar com alunos de faixa etárias diferentes e também com alunos que possuem vivências diferentes.
Em relação a questão é possível dizer que a Deise não estava preparada para turmas tão diferentes, sendo que a alfabetização dos pequenos inicia-se nas primeiras turmas de educação infantil e gradativamente vai avançando.
No EJA, as pessoas mais velhas já possuem uma vivência e a tarefa do professor consiste em dar sentido para a leitura, pois muitas estão ali para aprender a ler porque essa ação faz falta na vida deles e é preciso colocar na prática social o contato com a leitura. Os alunos do EJA querem aprender e a sua cognição é diferente da cognição das crianças.
Enquanto na alfabetização das crianças a ludicidade é fundamental, no EJA o que tornar-se fundamental é a interligação da escrita e leitura na prática social.
Quer saber mais sobre o a Educação dos Jovens e Adultos?
https://brainly.com.br/tarefa/14821879
https://brainly.com.br/tarefa/40749159