• Matéria: Português
  • Autor: nicolly3230
  • Perguntado 4 anos atrás

helppp
Menos estímulo, mais experiência

Nos primeiros anos de vida, o cérebro de uma criança se desenvolve mais do que em qualquer outro momento. Estudos apontam que 80% da estrutura cerebral se forma até os três anos de idade. Essa informação, cada vez mais conhecida, faz com que famílias e cuidadores busquem explorar ao máximo para que as crianças tirem o melhor proveito desse momento. E o que significa aproveitar essa fase de forma ideal? Devemos exigir alta produtividade também na primeira infância?


Para se desenvolver integralmente, atingindo seu pleno potencial, a criança pequena não precisa de uma infinidade de estímulos. Há quem acredite que as telas, jogos eletrônicos com sons e aplicativos com testes simples de conhecimento são uma boa estratégia para o desenvolvimento, estimulam bastante. Só que não. Os eletrônicos não são indicados para favorecer o desenvolvimento da criança, muito pelo contrário. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é a de que, até os dois anos de idade, bebês não devem nem mesmo ser expostos ao uso de eletrônicos.


[...] O que realmente ajuda um bebê e uma criança pequena a atingirem seu pleno potencial são as interações, especialmente as humanas, entre ela e as pessoas de seu maior interesse no mundo: mães, pais, cuidadores próximos, irmãos, avôs e avós. [...]


A ideia de experiência é muito mais interessante do que a de estímulo. O estímulo é algo que vem de fora, algo que atinge o outro sem dele demandar qualquer resposta. A experiência é diferente, é algo construído entre o bebê e o mundo que o circunda. É da ordem da relação, onde o bebê tem um papel ativo. Experiências de qualidade exigem certo respeito ao tempo do bebê, o tempo da exploração, da construção de sentido, da tentativa e erro, tentativa e acerto. [...]



No último parágrafo desse texto, no trecho “... é algo que vem de fora,...”, o termo destacado refere-se a
acerto.
estímulo.
experiência.
respeito.
tentativa.

Respostas

respondido por: maiiarasouzasantos
27

Resposta:

acredito que seja a alternativa (b)

Explicação:

no ultimo paragrafo diz "O estímulo é algo que vem de fora, algo que atige o outro sem dele demandar qualquer resposta."

respondido por: marinamaravilhosamel
1

Resposta:

alternativa b)

Explicação:

O estímulo é algo que vem de fora...

Perguntas similares