Esclareça como os assírios governavam o seu império, e mostre como era vencidos em gerra eram tratados.
Respostas
Resposta:
As origens dos assírios remontam aos semitas que viviam na região do Cáucaso e que desenvolveram sua civilização na Alta Mesopotâmia.
As origens dos povos assírios estão associadas aos povos semitas que viviam na região do Cáucaso e que migraram para o planalto de Assur, na Alta Mesopotâmia. Os assírios estabeleceram-se nessa região, que hoje compreende o norte do atual Iraque, por volta do ano 2.400 a.C., período em que fundaram a cidade de Assur – em homenagem ao deus de mesmo nome —, formando um dos mais importantes impérios da Mesopotâmia.
Entretanto, o império assírio só se ergueu efetivamente por volta de 1.300 a.C. e perdurou até 612 a.C., legando à história das civilizações que se desenvolveram no Oriente Médio várias características, como sua “máquina de guerra”.
A chamada “máquina de guerra” dos assírios compreendia a formação do provável primeiro exército organizado da História, isto é, um exército que devia sua eficiência à sua organização funcional, que se dava entre arqueiros, lanceiros, carros de combate e cavalaria. Foi através de seu exército que os assírios conseguiram submeter várias das civilizações da Mesopotâmia ao seu jugo.
Além da eficiência, o exército assírio é também lembrado pela extrema crueldade. A tortura, o empalamento, a decapitação, as amputações e o esfolamento faziam parte dos procedimentos comuns dos soldados assírios em relação aos seus adversários. Era através desse terror empreendido pelos métodos cruéis que os assírios impunham seu poder sobre os outros povos mesopotâmicos.
O rei mais importante dos assírios foi Assurbanipal, que governou de 668 a 626 a.C. Foi Assurbanipal que organizou a famosa biblioteca de Nínive, uma das principais cidades da Mesopotâmia, que chegou a contar com aproximadamente 22 mil plaquetas de argila.
Além desse feito, o governo de Assurbanipal também se caracterizou pela organização administrativa que promoveu nas extensões do império assírio. Os comandantes do exército estavam entre os mais poderosos membros da sociedade, que era essencialmente militarizada, fator que contribuía para a tendência expansionista dos assírios.
A máquina de guerra assíria foi uma das mais eficientes da Antiguidade
A máquina de guerra assíria foi uma das mais eficientes da Antiguidade
Explicação:
As classes dominantes na Assíria eram formadas pelos comandantes militares que enriqueceram com os espólios de guerras. A Assíria era um país guerreiro, até por necessidade de sobrevivência.
Os conquistadores assírios inventaram uma nova política com relação aos povos conquistados; para prevenir revoltas nacionalistas, os assírios obrigavam o povo conquistado a migrar em grande quantidade para outras áreas do império.
Tipo de Governo Monarca.
Além das transferências populacionais, os assírios esfolavam prisioneiros vivos e colocavam suas peles à mostra em determinado local das cidades conquistadas. Essa prática também incluía a decapitação e a exposição das cabeças dos prisioneiros. Outra prática comum do exército assírio era o empalamento, que consistia em matar o prisioneiro enfiando uma lança através de seu ânus.
Como dito, essas estratégias mantinham os povos dominados sob constante clima de terror, no entanto, motivava-os a rebelarem-se constantemente contra o domínio tirânico dos assírios. Inclusive, a decadência dos assírios aconteceu a partir de uma rebelião na cidade da Babilônia, na qual os caldeus, juntamente com os medos (povos originários da região atual do Irã), derrotaram os assírios e destruíram totalmente a cidade de Nínive.