Fale sobre as cinco ações para se
tornar mais disciplinado, tanto nos
estudos, quanto em nosso cotidiano.
gente me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
1. Fuja das Distrações
Por mais bem intencionado que esteja, é preciso fazer uma barreira de proteção para que as atrações não atrapalhem o seu foco. Por exemplo, se o objetivo é estudar, vá a uma biblioteca. Não tente estudar deitado na cama ou se distraindo com as mensagens que chegam a todo momento no celular, pois você não renderá o seu melhor. Ao contrário, deixará de se ocupar com outra atividade que talvez seja mais divertida e tampouco aproveitará o tempo de estudo.
2. Programe Pausas e Recompensas entre as suas Atividades
Não pense em fazer várias atividades em um único dia para não ficar exausto e resolver com deficiência tarefas que requerem o melhor da sua concentração.
Para garantir eficiência na execução das tarefas, programe pausas. Por exemplo, estabeleça fazer algo desestressante na pausa entre uma tarefa e outra ou se recompensar de alguma forma sempre que alcançar um objetivo.
Lembre-se, somos humanos, portanto não queira ser uma máquina. Ninguém consegue.
3. Faça o Importante Primeiro
Quando acordar pela manhã, ao invés de começar o dia checando todas as mensagens que chegaram no celular e no e-mail ou lendo as tragédias sociais nos jornais e programas televisivos, inicie seu dia dando uma atenção especial a pessoa mais importante do mundo: você!
Uma ótima forma de iniciar o dia é com um devocional, oportunidade em que poderá se lembrar de todas as coisas pelas quais é grato e, então, agradecer. Orar, meditar, refletir a respeito das coisas que são mais importantes para você.
Se deseja ser mais saudável, tire uns minutos para preparar sua refeição. Se deseja ganhar mais conhecimento, tire meia hora para ler.
4. Comece Devagar e Vá Aumentando
Quando se estabelece objetivos muito difíceis para serem realizados em um ínfimo período de tempo, fica-se ansioso e frustrado por não conseguir realiza-los. Por exemplo: perder 10 kg em 2 semanas; estudar para um concurso em apenas 1 mês. Metas irreais desmotivam e estressam. Além de levar a pessoa a desistir e a acreditar que não tem autodisciplina.
Estabeleça metas reais e mensuráveis para exercitar sua autodisciplina e estimular o desenvolvimento de metas cada vez mais elevadas. Agindo assim, não será necessário muita força de vontade. Além disso, conseguirá aos poucos praticar novos hábitos que vão lhe aproximar com mais consistência do fim desejado.
5. Seja Consistente
Pratique a autodisciplina diariamente, ao invés de apenas alguns dias da semana. Por exemplo, quando chegar cansado do trabalho, ao invés de sentar a frente da televisão para relaxar, resista a essa tentação e vá tomar um banho relaxante, faça uma leitura agradável, escute uma música que eleve seu espírito, aproveite para orar e agradecer o dia.
Adote o hábito de restaurar-se emocionalmente para estar energizado no dia seguinte. Faça pequenos e diários exercícios assim, abrindo mão do conforto imediato para fazer o que será mais recompensador para você.
Quando se vence a preguiça e se obriga a fazer outra coisa que não a da satisfação imediata, fortalece-se o ânimo e ganha-se força interior.