São resultados que as medidas de compleição e circunferência da cintura nos fornecem, respectivamente: a. Determinação do tamanho da ossatura e risco cardiovascular. b. IMC e risco cardiovascular. c. Porcentagem de gordura corporal e risco cardiovascular. d. Medida realizada no punho da mão direita e medida realizada na altura do umbigo. e. Porcentagem de gordura corporal e IMC.
Respostas
Resposta:
Alternativa A
Determinação do tamanho da ossatura e risco cardiovascular.
Explicação:
A estimativa de peso ideal pela compleição (OSSATURA) é realizada pela relação (r) entre a circunferência do punho (cm) do braço não dominante e a altura (cm), obtida por meio da fórmula:
Compleição (r) = Altura (cm)
Circ. do punho (cm)
Os valores de r para a classificação da compleição são determinados conforme tabela abaixo:
MÉTODO DA COMPLEIÇÃO (OSSATURA)
Onde: Compleição (ossatura) Pequena Média Grande
Homens > 10.4 10.5 – 9.5 < 9.6
Mulheres > 10.9 10.8 - 9.8 < 9.9
A medição da circunferência abdominal é feita com uma simples fita métrica. A cintura, na altura do umbigo, deve ser enlaçada pela fita alinhada horizontalmente, logo após o indivíduo respirar fundo e soltar o ar. Dessa forma, a medida da circunferência da cintura não deve ultrapassar 80 cm nas mulheres e 94 cm nos homens. Caso apresentem medidas superiores a essas, os indivíduos podem ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
Quanto maior a circunferência da cintura, maiores os riscos cardiovasculares, isso porque há um maior acúmulo de gordura, descompensado o funcionamento do corpo (alternativa A).
O risco cardiovascular a ossatura e a circunferência da cintura
A ossatura é a densidade dos ossos, algumas pessoas de fato têm ossos mais pesados, principalmente os homens, que tendem a terem cinturas mais largas.
A obesidade se liga diretamente com o aumento da circunferência da cintura, quanto mais obesa é uma pessoa, maior é o acúmulo de gordura no corpo.
Venha estudar mais sobre a obesidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/4660388