Respostas
Resposta:
O Zika Vírus é um tipo de arbovírus, ou seja, que infecta seres humanos através da picada de mosquitos. No caso, seu vetor é o Aedes aegypti, mesma espécie que transmite também a Dengue e a Chikungunya. No Brasil, o vírus é recente: o primeiro caso registrado foi em Abril de 2015. No entanto, ele foi identificado em 1947 em Uganda na floresta Ziika - daí a origem do seu nome.
A doença se tornou mais comum quando o Ministério da Saúde apontou a relação do Zika Vírus com a microcefalia, o que acabou desencadeando um surto na Região Nordeste do Brasil. Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus acabam não desenvolvendo sintomas, mas quando surgem, são facilmente confundidos por uma gripe.
As manifestações clínicas envolvem febre (cerca de 38,5ºC), dores musculares e de cabeça e fadiga. Caso a doença se agrave, ela causa complicações como dores nas articulações, olhos inflamados e com hipersensibilidade e manchas avermelhadas no corpo. É possível também haver náuseas, vômitos, diarreias ou prisão de ventre, dores abdominais, coceiras pelo corpo e aftas.