Texto 1
[...] a pessoa de quem falarei mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém. [...]
Como a nordestina, há milhares de moças espalhadas por cortiços, vagas de cama num quarto, atrás de balcões trabalhando até a estafa. Não notam sequer que são facilmente substituíveis e que tanto existiriam como não existiriam. Poucas se queixam e ao que eu saiba nenhuma reclama por não saber a quem. Esse quem será que existe?
Texto 2
É preciso ter em mente que, ao se privar contingentes humanos de seus direitos básicos e arrancar deles a possibilidade de desenvolverem suas capacidades, estamos negando-lhes a cidadania e tornando-os política e socialmente impotentes. [...]
Como foi visto na aula anterior, a palavra liberdade pode assumir diferentes significados: alguns a concebem como capacidade de escolha (livre-arbítrio); outros, como conhecimento sobre a realidade circundante. Em qualquer um dos casos, uma coisa é certa: pessoas que são privadas de seus direitos mínimos, como acesso a alimentação e assistência médica, por exemplo, não estão aptas a exercer sua liberdade. Em outras palavras, miséria “não rima” com liberdade.
Pensando nisso, releia os textos e responda às questões.
a) Explique por que a miséria impede o exercício da liberdade.
b) O estudo desenvolvido até aqui pode elucidar a necessidade de projetos que visam à inserção e à integração social das populações excluídas. Você consegue pensar em medidas que podem ajudar nesse processo?
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
a) a palavra liberdade pode assumir diferentes significados: alguns a concebem como capacidade de escolha (livre-arbítrio); outros, como conhecimento sobre a realidade circundante. Em qualquer um dos casos, uma coisa é certa: pessoas que são privadas de seus direitos mínimos, como acesso a alimentação e assistência médica, por exemplo, não estão aptas a exercer sua liberdade.
n consegui compreender a B ,mais espero ter ajudado!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás