A partir do texto, explique o significado do termo “antropocentrismo” e descreva por que as obras de Copérnico e de Darwin são apresentadas como momentos de ruptura com essa centralidade. *de filosofia
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Antropocentrismo é a concepção que coloca o Homem como centro da cultura. Embora o Humanismo e a Renascença tenham rompido com o teocentrismo medieval, o antropocentrismo ainda traria resquícios da concepção religiosa, pois o homem seria entendido como auge da criação de Deus e o planeta Terra como o centro do cosmos. Ora, Copérnico estabeleceu o heliocentrismo, segundo o qual a Terra giraria em torno do Sol e não o contrário, e, portanto, tal colocação questionou a centralidade do homem no cosmos.
O evolucionismo de Darwin posiciona o homem na cadeia evolutiva, introduzindo uma antropologia naturalista e não metafísica que atribui ao homem um papel de destaque no universo. Darwin sustentou que nossos chamados “poderes superiores” da razão científica, estética e moral não exigiam uma intervenção divina especial, isto é, que eles poderiam ser vistos como o resultado genealógico de um continuo natural desses poderes existente no reino animal.
TRALHAGOD:
@fs428499 respondido
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás