Questão 01. Para cada doença abaixo, idenifique:
Amebíases
a) Agente Causador (protozoário)
b) Sintomas e consequências da doença
c) Prevenção e tratamento da doença
Doença de Chagas
a) Agente Causador (protozoário)
b) Sintomas e consequências da doença
c) Prevenção e tratamento da doença
Malária
a) Agente Causador (protozoário)
b) Sintomas e consequências da doença
c) Prevenção e tratamento da doença
Giardíase
a) Agente Causador (protozoário)
b) Sintomas e consequências da doença
c) Prevenção e tratamento da doença
Toxoplasmose
a) Agente Causador (protozoário)
b) Sintomas e consequências da doença
c) Prevenção e tratamento da doença
Me ajudem
Respostas
Resposta:
Amebiases
A) Agente causador: A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica.
B) Sintomas: Dores no abdômen , diarreia, sangue nas fezes , flatulência , fadiga, febre ou perda de apetite e perda de peso.
Consequências: A Amebiase pode causar graves consequências gastrointestinais, como diarreia sanguinolenta e abscesso no fígado.
C) Prevenção e tratamento: Prevenir a contaminação de alimentos e água com fezes humanas é essencial para prevenir a amebíase. Aprimorar os sistemas de saneamento em áreas em que a infecção é comum pode ajudar. Sempre beber água filtrada.
Tratamento da doença: O tratamento é feito por meio de cuidados individuais e do uso de antiparasitários.
O tratamento inclui antibióticos e medicamentos como Antibiótico e Antiparasitário. É necessário também terapia de reidratação oral.
Doença de chagas
A) A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
B) Sintomas: Dores no abdômen ou nos músculos , febre ou dor no corpo , palpitações ou ritmo anormal do coração , dor de cabeça, falta de ar, inchaço indolor ao redor dos olhos ou irritação na pele.
Consequências: Uma vez que os sintomas sejam ignorados e a doença siga sem tratamento, ela pode evoluir para a fase crônica, afetando o coração e o sistema gastrointestinal. – Algumas complicações da doença de chagas incluem problemas digestivos, meningite, problemas no coração, como a cardite chagásica, e a constipação crônica.
C) Forma de prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc).
Tratamento da doença: O tratamento para a doença de Chagas se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas. Medicamentos antiparasitário.
Malária
A) Agente Causador: A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium.
B) Sintomas: alguns dos sintomas são:
Febre alta , calafrios , sudorese , dor de cabeça , náuseas , cansaço , falta de apetite e etc..
Consequências: Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte.
C) Forma de prevenção: O uso de mosquiteiros , roupas que protejam pernas e braços , telas de metal em portas e janelas , o uso de repelentes e etc..
Tratamento da doença: O tratamento da malária é realizado em regime ambulatorial, com medicações antimaláricas que são fornecidas gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gardiase
A) Agente causador: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto
B) Sintomas da doença: Dores no abdômen , diarreia, arroto, gordura nas fezes, inchaço, indigestão, náusea, vômito, flatulência ou quantidades excessivas de gases , desnutrição, fadiga, mal-estar ou perda de apetite , cólicas, fezes com odor forte , incapacidade de se desenvolver ou perda de peso.
Consequências da doença: Desidratação: muitas vezes surge como um resultado de diarreia. Falha de crescimento: diarreia crônica causada por giardíase pode levar à desnutrição e deficiência no desenvolvimento físico e mental das crianças.
C) Forma de prevenção: O melhor meio de prevençãoé a adoção de medidas preventivas como a ingestão somente de água filtrada, saneamento básico, lavar bem as mãos após utilizar o banheiro, lavar em água corrente e higienizar frutas, legumes e verduras.
Tratamento da doença: A maioria dos casos desaparece por conta própria dentro de algumas semanas. Os casos mais graves são tratados com antibióticos. Medicamentos
Os casos mais graves são tratados com antibióticos. MedicamentosAntiparasitário e Antibiótico.