As ideias do positivismo impactaram todas as ciências, inclusive a ciência jurídica. Sobre o tema, marque a opção correta:
A.
Em linhas gerais, o positivismo jurídico pode ser definido como uma corrente que se ocupa de estudar o Direito natural.
B.
O Direito não incorporou concepções de método e rigor científico.
C.
Em nenhum momento, Comte considerou o Direito ao elaborar sua teoria.
D.
No Direito, havia uma necessidade de se distinguir o Direito criado pelos homens (Direito positivo) e o Direito natural.
E.
O positivismo jurídico define o Direito como um conjunto de normas formuladas pela sociedade civil, independetemente de autoridades.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
No direito, havia uma necessidade de se distinguir o direito criado pelos homens (direito positivo) e o direito natural.
Sobre as ideias positivistas na ciência jurídica, é correto afirmar que "No Direito, havia uma necessidade de se distinguir o Direito criado pelos homens (Direito positivo) e o Direito natural" (Alternativa D).
O positivismo na ciência jurídica
O positivismo, cujo principal idealizador é o filósofo Auguste Comte, defendia que a ciência, a partir de métodos científicos, técnicos e objetivos, deveria se estabelecer como única forma de conhecimento verdadeiro.
Pode-se notar influências do positivismo na ciência jurídica, mais especificamente no positivismo jurídico, onde a aplicação da lei se baseia no que se prevê em norma determinada pelo Estado, ignorando aspectos como política, costumes, ética ou moral, sendo algo mais mecânico.
Sob essa perspectiva, o positivismo jurídico, de certo modo, reflete da necessidade de distinção entre o direito natural e o direito positivo, em um momento histórico onde as leis estatais deixavam de ser regidas pela religião.
Aprenda mais sobre o Positivismo no Direito:
https://brainly.com.br/tarefa/20704760
#SPJ2