• Matéria: Português
  • Autor: S13G
  • Perguntado 4 anos atrás

Como era o cenário dos artistas em 1930

Respostas

respondido por: gabriellymiranda439
0

Resposta:

Academia Imperial de Belas Artes (AIBA)Afro-brasileira, ArteAnjo AzulAntropofágica, PinturaArquitetura no BrasilArt DécoArte, Necessidade daAssociação dos Artistas Brasileiros (AAB)Ateliê AbstraçãoAteliê ColetivoBahia, Arte Colonial daBienal de São PauloBienal de VenezaCandombléCentro Artístico Juventas (Sociedade Brasileira de Belas Artes)Clube dos Artistas Modernos (CAM)Concretismo no BrasilCristã Primitiva, Apontamentos sobre arquiteturaDadaísmo, ODegenerada, ArteDiplomacia Imperial: 1871-1872Divisão ModernaEgípcio, EstiloExposição Nacional de Arte AbstrataExposições Gerais de Belas ArtesFamília Artística Paulista (FAP)Futurismo no Brasil, OGlobalizaçăo das artes - os artistas planetários do século 21Grupo dos 19 (Exposição 19 Pintores)Grupo dos DissidentesGrupo FrenteGrupo GrimmGrupo GuanabaraGrupo RexGrupo RupturaGrupo Santa HelenaGrupo SeibiImpressionismo: origens, reflexos no BrasilInhotim, InstitutoLaocoonte, mistério e seduçăoLiceu de Artes e Ofícios do Rio de JaneiroManeirismoMinas Gerais, Arte ColonialMissão Artística FrancesaModernos versus PositivistasMuseus do mundoNova Objetividade BrasileiraNova Flor do Abacate - Grupo GuignardOsirartePensăo Mauá e Hotel InternacionalPernambuco, Arte ColonialPró-Arte (Sociedade Pró-Arte de Artes, Ciências e Letras)Rio de Janeiro, Arte ColonialRomantismo na Pintura BrasileiraSalão de MaioSalão Nacional de Arte Moderna – SNAMSalão Revolucionário - Salăo de 1931 ou Salão dos TenentesSão Paulo, Arte ColonialSociedade Paulista de Belas Artes (Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo)Sociedade Pró-Arte ModernaTropicalismo, Década de 1960Vargas, Artes Visuais na Era (Brasil, 1930-45)

Vargas, Artes Visuais na Era, Brasil, 1930-45

Raul Mendes Silva

Graduação em Filosofia. Extensão em Filosofia Social, PUC/RJ. Autor de ensaios   

sobre arte brasileira. Coordenador de diversas enciclopédias temáticas.

O Modernismo da Semana de 22 chegou a 1930 revigorado pelo nacionalismo e o patriotismo, como se Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Villa-Lobos, Bruno Giorgi e outros talentos tivessem, enfim, atingido o objetivo da Semana, embora renovando sua temática e enfrentando com coragem a dramática realidade nacional da época. Esta preocupação com as cores tropicais, os assuntos brasileiros e o recurso às várias correntes do expressionismo, seduziram nossos artistas até ao advento dos abstracionismos, já antes conhecidos, mas só plenamente divulgados entre nós pela I Bienal de São Paulo (1951). No ocaso da era Vargas, a arte não-figurativa tinha invadido todo o cenário nacional.

Explicação:

vai no Gogol é pesquisa

Perguntas similares