Respostas
Resposta :
A alimentação saudável é aquela que oferece ao corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, permitindo que o indivíduo tenha uma saúde equilibrada e uma boa qualidade de vida.No entanto, não basta consumir saladas e evitar gorduras.
A pirâmide é uma forma gráfica de orientar às pessoas em relação à construção de uma dieta adequada para uma alimentação saudável.
Base da Pirâmide Alimentar
Na base da pirâmide, estão os carboidratos. Eles são os responsáveis por fornecer energia. Portanto, quase todos os carboidratos acabam virando açúcar. Isso faz com que estes alimentos sejam, muitas vezes, encarados como vilões no processo de emagrecimento.
O segredo, porém, para conseguir uma alimentação saudável é consumir os carboidratos em suas versões integrais, que além de energia são ótimos fornecedores de fibras, vitaminas e minerais.
Meio da Pirâmide Alimentar
Carnes, ovos e leguminosas fazem parte do próximo nível da pirâmide, como fontes de proteínas e responsáveis pela construção e reparação de tecidos. As proteínas de origem animal, como carnes vermelhas e brancas , também são fontes de vitaminas do complexo B e minerais.
Um exemplo de leguminosa que muitas pessoas confundem com oleaginosa é o amendoim.
Topo da Pirâmide Alimentar
No topo da pirâmide, ou seja, o que deve ser consumido menos, estão as gorduras e os açúcares.
Manteiga, maionese, óleos, azeites são exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação. Menos de 10% das gorduras transformam-se em açúcar, ou seja, energia, sendo o resto depositado como gordura no corpo.
Produtos industrializados como biscoitos, salgadinhos e afins possuem uma quantidade muito maior de gordura do que o recomendado.
Por isso, é correto afirmar que uma alimentação saudável é, também, uma alimentação natural.
A importância de ter uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo.
A importância de ter uma alimentação saudável não deve ser uma novidade para você. Imagine que você tem um carro. Para o carro andar, precisa de gasolina.
Alguns benefícios de ter uma alimentação saudável são
Como mencionado, os alimentos que devem ser prioritários para uma alimentação saudável são os alimentos in natura ou os minimamente processados, como legumes, verduras, frutas, arroz integral, grãos de trigo, feijão de todas as cores, entre outros.
Isto porque alimentos processados perdem muito de sua estrutura nutricional, não agregando praticamente nada ao organismo.
10 dicas para uma alimentação saudável
Diferente do que você possa imaginar, ter uma alimentação balanceada não é uma tarefa tão difícil.
Consuma alimentos in natura
Alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada.
Evite alimentos ultraprocessados
O processo natural de fabricação dos alimentos prontos inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras.
Consuma alimentos funcionais
Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças.
Inclua fibras na alimentação
Estudos indicam que alimentos ricos em fibras, como o arroz integral, ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
Faça um cardápio semanal
Crie um plano semanal com o cardápio da semana.
Faça lista de supermercado
Com o plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado.
Faça refeições intermediárias
Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino.
Atenção plena ao comer
Tente se concentrar enquanto realiza suas refeições.
Uma alimentação saudável deve priorizar alimentos in natura ou minimamente processados
Como vimos, a base de uma alimentação saudável é a escolha adequada dos alimentos e ingredientes. Evitar ao máximo alimentos ultraprocessados e optar pelos alimentos em sua forma mais natural, respeitando as regiões e estações de produção e colheita, é fundamental.
Procure pequenos produtores da sua região para comprar seus alimentos.