Os romanos usavam a palavra “bárbaros” para se referir, de forma pejorativa, aos povos que não falavam latim. Sobre estes povos assinale a opção INCORRETA.
a) Entre todos os povos considerados bárbaros, destacam-se os germanos, de origem indo-europeia e que compreendiam vários povos, como os visigodos, os ostrogodos, os hérulos, os anglos, os saxões, os francos, entre outros.
b) Os germânicos eram considerados bárbaros, mas tinha um comando centralizado que favorecia ações unificadas, essa foi uma das causas do sucesso desses povos sobre os romanos.
c) Entre os grupos bárbaros havia uma divisão política, esta era uma marca e uma característica desses povos, repartidos em inúmeros grupos e subgrupos.
d) Entre os grupos considerados bárbaros “germânicos” havia uma semelhança cultural muito grande, como a religião e a língua.
Respostas
Resposta: Alternativa d)
Explicação:
A concepção de povos bárbaros surgiu na Grécia Antiga, sendo usada inicialmente para referir-se a povos que falavam línguas ininteligíveis para os gregos. Com o tempo, o termo passou a ser associado com uma noção etnocêntrica que classificava o outro, o estrangeiro, como selvagem, inculto e incivilizado.
O termo foi apropriado pelos romanos, que enxergavam como bárbaros todos aqueles que não praticavam a cultura greco-romana. Na história romana, os povos germânicos ficaram muito conhecidos como bárbaros. Esses povos foram fundamentais na crise que colocou fim no Império Romano do Ocidente, no século V. Os bárbaros eram enxergados pelos romanos como povos selvagens, incultos, incivilizados, atrasados pelos Romanos.
(Desculpe se estiver errado)