Respostas
Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.
Sumérios
Os sumérios estabeleceram-se na Mesopotâmia – região que corresponde principalmente ao Iraque hoje – em razão da fertilidade do solo, propiciada pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. A instalação de maneira sedentária fez com que os sumérios fundassem inúmeras cidades nesse território, como Ur, Uruk, Eridu, Nippur etc.
As cidades da Suméria possuíam como característica principal a organização em cidades-estado. Isso significa que elas eram entidades autônomas, com administração, rei, leis e um deus patrono próprios. Por causa dessa independência entre suas cidades, conclui-se que os sumérios não organizaram um império centralizado como outros povos mesopotâmicos (os acádios, por exemplo). Por isso, era comum que as cidades sumérias travassem conflitos entre si por questões relacionadas, por exemplo, ao domínio das melhores terras.
Atribui-se aos sumérios o feito de ter realizado grandes construções na região, o que lhes garantia melhor qualidade de vida. Entre essas construções, destacaram-se as obras relacionadas aos rios Tigre e Eufrates: barragens para conter as cheias dos rios, canais de irrigação, reservatórios etc. Acredita-se também que os sumérios estão relacionados com o desenvolvimento de melhores técnicas de cultivo agrícola e com a criação da roda.