Os trechos citados a seguir foram escritos pelo André João Antonil, padre que viveu no Brasil colonial. Leia-o com atenção e a seguir responda
Fonte 1 Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente.
Fonte 2 No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor, ainda quando os crimes são certos, de que se não usa nem com os brutos animais, [...]
a) O que se pode concluir lendo a fonte 1?
b) O que Antonil diz sobre o tratamento dado aos escravizados?
C) Escreva uma frase relacionando a fonte 1 à fonte 2
Respostas
respondido por:
5
resposta:
A) podemos concluir que os escravos eram as mãos e os pés do senhor do engenho. pois era eles que faziam todo o serviço, sem eles as fazendas e as plantações não cresciam.
B) segundo antoniel, os escravos apanhavam muito dos seus antecessores. qualquer crime cometido por eles, até os mais simples, recebiam castigos rigorosos.
C) os escravos eram homens de bem, eles são as mãos e os pés de todos os senhores de engenho. merecem respeito, pois sem eles "qualquer" serviço não se realizaria, já que eles eram os homens que realizava todo tipo de serviço necessário.
ESPERO TER AJUDADO....
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás