Nossa proposta é oferecer uma oportunidade de uma discussão por meio de uma experiência pessoal, podendo ser em um setor público ou privado, para que oportunize a reflexão sobre o treinamento e suas consequências. Assim, na “Nova Economia”, a competitividade entre organizações têm feito seus gestores repensarem na política de gestão de pessoas, de forma a garantir metas e buscar obter seu diferencial competitivo por meio dos membros que a compõem, pois muitos acreditam que seu principal ativo é o capital humano. Tal fato ocorre através da capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, pois essas ações se mostram essenciais para garantir a sobrevivência aos novos desafios globais. Elaborado pelo professor, 2021.
1) Discorra sobre o papel do treinamento dentro de uma empresa e apresente pelo menos dois programas de treinamentos que podem ser utilizados.
2) Na perspectiva dos treinamentos organizacionais, apresente um exemplo pessoal de um treinamento que foi eficaz ou ineficaz contando sobre as consequências desta experiência. Conte-nos detalhes do cargo, tempo do treinamento e formato (presencial ou on-line).
Respostas
1) Dentre de uma empresa, o papel do treinamento é contribuir para a retenção (segurar o colaborador) e valorização do capital humano no ambiente de trabalho.
Seguem dois exemplos de programas de treinamentos que são benéficos para as organizações e colaboradores:
comunicação interna - que aborda a postura correta para se comunicar com os superiores e demais subordinados.
liderança - nesse caso, a formação de novos líderes ajuda a manter o pessoal da operação (vendas, atendimento, setor administrativo) sempre motivado para o alcance das metas e objetivos.
2) Em qualquer empresa pequena, o treinamento de vendas costuma dar resultado (ainda que insatisfatório). Nesse caso, os próprios empreendedores costumam treinar os novos empregados com relação ao processo da venda.
Siga firme na direção dos seus sonhos!