A respeito do que representou o governo de Jânio Quadros (1961), assinale a alternativa incorreta.
a) Obteve ampla vitória, consolidando, pela primeira vez, a vitória udenista para a presidência do Brasil.
b) Causou constrangimento dentro da UDN na medida em que, na indicação de ministérios, pouco consultou a coligação de partidos que o elegeu
c) No âmbito externo, desagradou aliados ao adotar uma política que não se alinhou totalmente aos Estados Unidos, aproximando-se de países do bloco comunista. d) Optou por uma política financeira de valorização cambial, fornecendo subsídios à importação do trigo no intuito de controlar a inflação.
e) Renunciou de maneira abrupta em uma iniciativa que foi interpretada pelos historiadores como uma tentativa de autogolpe.
Respostas
Resposta:
resposta certa é a A, pois o governo nao era de Janio
É incorreta aquilo afirmado na alternativa A, de modo que é correta a alternativa A. O candidato da UDN na ocasião era Carlos Lacerda, e não Jânio Quadros, de modo que a sua eleição não representou uma "vitória da UDN", embora tenha estabelecido uma aliança com este partido.
Jânio Quadros não era propriamente um representante da direita/extrema-direita, como era o caso da UDN, mas sim uma espécie de candidatura de centro/alternativa às candidaturas ligadas com o Trabalhismo de Vargas. Sua presidência seria curta, pois ele mesmo renunciaria ao cargo poucos meses depois de assumi-lo alegando que "forças ocultas" o impediam de governar, coisa que ele depois assumiu ser apenas um blefe que não deu o resultado esperado.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/35034287