A eugenia foi uma corrente científica que defendia o melhoramento da “raça humana” por meio do cruzamento genético, assegurando os melhores genes por meio da hereditariedade. De acordo com os eugenistas, o desenvolvimento biológico do homem não tinha acompanhado seu progresso civilizacional e era preciso acelerar aquilo que a natureza levava gerações para realizar, algo capaz de ser feito pela ciência que poderia obter criteriosamente os resultados evolutivos desejados através do planejamento.
Levando em consideração essas informações e o estudo da cultura enquanto um fenômeno social, marque a alternativa que apresenta uma crítica teoricamente fundamentada à eugenia:
A) Para os eugenistas os brancos europeus possuiam superioridade biológica e deveriam ser melhorados. Os eugenistas defenderam a miscigenação para a construção de uma raça branca superior que apresentasse das melhores características de todas as outras raças.
B) O conceito de civilização, estudado a partir do etnocentrismo, nos ajuda a compreender a corrente científica da eugenia. A eugenia foi uma iniciativa legítima de desenvolvimento planejado da evolução humano. A eugenia é o caminho para purificação da “raça humana”.
C) A eugenia apresenta-se como uma teoria importante e de grande impacto social. O melhoramento da raça humana por meio da genética é um exemplo de empenho civilizatório. Por meio do melhoramento do gene humano é possível atenuar diferenças sociais e acabar com a pobreza.
D) No Brasil, o pensamento eugenista foi um ingrediente para a tese do embraquecimento. Embora abandonado posteriormente, ajudou o entendimento que o sangue branco, superior, seria capaz de garantir o embraquecimento da população. A eugenia, portanto, contribuiu para o racismo brasileiro.
Respostas
respondido por:
0
Oii
não tenho ctz, mas creio q seja a letra D
CarloS2Eduard0223:
valeu pela ajuda cara vou lá responder
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás