Filhos da Ciência e da Tecnologia?
Anos atrás este prodígio não era possível, pois os pais destas crianças encantadoras tinham problemas de infertilidade. Recorreram a fecundação in vitro e, dos 5 embrões introduzidos no útero da mãe, 4 tiveram sucesso. Neste caso, e ainda, embora de uma forma controversa, o homem interferiu na criação da própria vida. Fig. 1 1- A Genética, mais propriamente a Engenharia Genética foi a ciência responsável pelo "prodigio atrás referido. 1.1- Refere duas outras aplicações dossa ciência. 1.2- Comenta a frase do texto: "(...) e ainda, embora de uma foma controversa, o homem interferiu na criação da própria vida", mencionando duas vantagens e duas desvantagens da manipulação genética.
Respostas
Resposta: 1-Engenharia Genética é o ramo da ciência que consegue reunir diversas técnicas para fins de manipulação dos genes de qualquer organismo a partir de experimentos artificiais. Esse processo de manipulação faz com que tais elementos seja duplicados, transferidos ou mesmo isolados dos genes originais. Com isso, objetiva-se a produção de seres com genética melhorada para aprimoramento das funções ou mesmo produção de algumas substâncias que possam trazer benefícios para o homem.
2-Vantagens: eliminação de genes indesejáveis, como alguns que produzem anomalias, doenças e características indesejáveis nos seres vivos, até mesmo nos seres humanos, bem como o fornecimento de proteção genética a determinados alimentos, por exemplo, no caso os transgênicos, que adquirem resistência a pragas em geral e por isso conseguem desenvolver-se sem perturbações externas, o que garante colheitas saudáveis e alimentos que duram mais tempo, entre muitos outros benefícios.
Desvantagens: as desvantagens da manipulação genética ainda são motivo de controvérsia científica, e o debate frequentemente esbarra na questão ética, pois muitos alegam que a manipulação genética dos seres vivos é antiética, mesmo que isso os beneficie. De todas as formas, algumas supostas desvantagens da manipulação genética, no caso dos alimentos transgênicos, por exemplo, são o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer nos seres vivos consumidores, pois ainda não se conhecem os efeitos desses alimentos a longo prazo, pois a tecnologia ainda é relativamente recente. Além disso, a manipulação genética de vegetais também poderia supostamente levar a um desequilíbrio ecológico das espécies envolvidas, a longo prazo
Explicação: