1. Marque a alternativa correta em relação ao pensamento de Agostinho de Hipona. *
1 ponto
a) Para o filósofo, o ser humano só consegue o conhecimento com o auxílio divino.
b) Somente a fé, de forma isolada, consegue o conhecimento.
c) A perspectiva da vida humana consiste em fazer o prêmio do sucesso é a fama.
d) Com relação ao ser humano, não existe possibilidade de entendimento.
e) Apostar na determinação é a forma de alcançar a verdade, segundo o filósofo.
2. Marque a alternativa correta em relação ao conceito de livre arbítrio. *
1 ponto
a) O senhor é o meu pastor e nada me faltará.
b) A posição de defesa do determinismo posiciona a existência da liberdade.
c) Conceito que afirma a existência da liberdade e que o ser humano é responsável pelas suas escolhas.
d) Resolução filosófica que propõe o fim da liberdade.
e) Somente a liberdade de pensamento existe.
Respostas
Resposta:
1)a
Para Agostinho é necessário buscar o divino para alcançar a verdade e, assim, usar a racionalidade para chegar ao conhecimento
2)c
Conceito de Agostinho de Hipona que propõe a liberdade como fundamento das escolhas humanas.
Explicação:
Santo Agostinho de Hipona pensa o mundo como dividido em dois: o mundo terreno e o mundo celeste. Assim, o homem só alcança o mundo celeste pela inclinação divina (1-A) aliada à liberdade (2-C).
Santo Agostinho de Hipona é uma das figuras mais importantes da Patrística, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Segundo Santo Agostinho, que concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.
Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
Santo Agostinho une fé e razão e diz que, juntas, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas, mesmo que seu pecado o afaste de Deus. O homem, pelo livre-arbítrio, consegue, por vontade própria, se inclinar a Deus, pois recusa os prazeres carnais e se dedica a ações espirituais.
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