• Matéria: Ed. Física
  • Autor: angeladarosa0023
  • Perguntado 4 anos atrás

URGENTEE, POR FAVOR AJUDEMM
Jane, 65 anos, realizou cirurgia para retirada de um carcinoma de reto e, um mês após, realizou tratamento quimioterápico intravenoso com fluoruracila (em dose adequada), por 5 dias. Ao concluir a quimioterapia, Jane foi hospitalizada com anorexia severa, diarreia sanguinolenta e ulcerações severas na mucosa bucal, em um quadro clássico de intoxicação por fluoruracila. A paciente estava fazendo uso concomitante de loperamida, sulfasalazina e um polivitamínico contendo dose diária de 5 mg de ácido fólico. A paciente já havia sido tratada com fluoruracila meses antes, na ausência de ácido fólico, sem manifestar qualquer efeito tóxico. Ao conversar com a paciente, você identificou que ela mantinha uma dieta adequada (até surgirem os efeitos anoréxicos pronunciados supracitados), porém, não tinha acompanhamento de nutricionista e vinha fazendo uso do “polivitamínico” por conta própria.
Sobre essa situação, responda:
a) Que tipo de interação medicamentosa pode estar envolvida com o quadro de toxicidade por fluoruracila identificado nessa paciente?
b) Que recomendações podem ser dadas a pacientes oncológicos em tratamento com fluoruracila?

Respostas

respondido por: jdjdndn
0

Explicação:

devido anemia crônica sem melhora clínica que realizou colonoscopia e Tomografia Computadorizada(TC) de abdômen total que encontrou lesoes suspeitas sincrônicas em cólon transverso e ângulo hepático, que foram biopsiadas. Além disso, apresentava leve perda de peso e prostaçao ao leito


angeladarosa0023: obrigada pela intenção de ajudar! infelizmente sua resposta não solucionou as questões propostas.
Perguntas similares