• Matéria: Filosofia
  • Autor: Nasa12
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Einstein afirmou em certa ocasião: “acredito no Deus de Spinoza, um Deus que se manifesta na harmonia de tudo o que existe, e não num Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens”. O “Deus de Spinoza” é... *
1/1
( ) a) transcendente e imaterial
( ) b) infinito e irracional
( ) c) racional e pessoal
(X) d) imanente e impessoal
( ) e) justo e vingativo

2. “Não há na mente nenhuma vontade absoluta ou livre; a mente é determinada para querer isto ou aquilo por uma causa que também é determinada por outra, esta a seu turno por outra e assim por diante, ao infinito”; Esta frase de Spinoza revela um importante aspecto de seu pensamento, que é: *
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( ) a) a liberdade extrema inerente à volição
(X) b) a necessidade que relaciona todas as coisas
( ) c) a visão de uma realidade desregrada
( ) d) a ideia de que Deus é um ser transcendente
( ) e) a possibilidade do indivíduo ser livre

PODE CONFIAR!!!!


Miaunt: certinho, obrigada!
brunafrank33: certooo
emillicamacho3: ta certooo
leonardoopenkoskirib: Que isso, vlw pela força paizao, tamo junto!
Magalzinho77: 1-D 2-B
leolssilva000: Obrigado Nasa, você é brabo, na pergunta você usou como resposta, você é um gênio
davihorii570: Nasa foi humilde
gustavoeduardoroch: 2000000 qi

Respostas

respondido por: AnthonioJorge
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1) O Deus de Spinoza é imanente e impessoal. Logo, a alternativa D está correta.

2) Spinoza frisa a necessidade que relaciona todas as coisas. Logo, a alternativa B está correta.

Para Spinoza, Deus não é uma causa externa à realidade, pois se manifesta através das leis da natureza.  

A substancia de Espinosa vai ser Deus: seus atributos são infinitos. E esse Deus de Espinosa, igual à substancia, é natureza: é tudo o que existe e todas as coisas são afecções suas.

É, portanto, natureza num duplo sentido: o de que todas as coisas procedem de Deus (natura naturans = causa) e no sentido das próprias coisas que emergem e brotam (natura naturata = efeito, que, porém, não está fora da causa, mas é tal que mantém a causa dentro de si).

Configura-se aí o panteísmo de Espinosa e fica claro que nada existe de contingente para Spinoza: o mundo é “consequencia” necessária de Deus.

Negando a pluralidade de substancias, o problema para Spinoza não é o Descartes, ou seja: não é mais a comunicação das substancias (res cogitans e res extensa), mas a comunicação entre atributos da única substancia, que é Deus. E Spinoza dirá que não há comunicação, mas sim correspondência entre os atributos (extensão e pensamento).

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/15879628

Anexos:
respondido por: Matheusieti
0

1 - A alternativa D se apresenta como correta. A impessoalidade se constrói no olhar de Espinosa a partir das substâncias, da natureza e dos olhares sobre as percepções que se apresentam com o sentido das coisas que emergem na própria natureza.

O olhar natural é analisado de que forma segundo Espinosa?

A partir das leis naturais, aquelas em que os indivíduos que vivem em sociedade em pleno equilíbrio são livres.

Para Espinosa, a essas ideias naturais se encontram na razão, ou seja, é nesse sentido que o indivíduo faz o que considera de bom para si mesmo.

2 - A alternativa B se apresenta como correta.  A base para a explicação que Espinosa propõe se dá justamente a partir dos nossos nossos sentimentos mais internos, nos colocam na posição de coagidos por alguma força externa.

Como Espinosa notava o aspecto de liberdade?

Por isso, a liberdade não exclui auto determinação, já que ele pode fazer o que bem entende no momento em que achar necessário, mas para isso ele precisa se abster dos sentimentos negativos que o prendem, sendo esse mesmo indivíduo livre para sentir e observar as situações ao seu redor.


Mais sobre a filosofia moderna:
https://brainly.com.br/tarefa/20529509

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