• Matéria: Filosofia
  • Autor: kalilabotelho
  • Perguntado 9 anos atrás

(UEL – 2004 – Adaptado) “O Estado ou a Cidade mais que uma pessoa moral, cuja vida consiste na união de seus membros, e se o mais importante de seus cuidados é o de sua própria conservação, torna-se-lhe necessária uma força universal e compulsiva para mover e dispor cada parte da maneira mais conveniente a todos. Assim como a natureza dá a cada homem poder absoluto sobre todos os seus membros, o pacto social dá ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, ganha, como já disse, o nome de soberania”.

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução: Lourdes Santos Machado. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1994, p. 48).

Considerando o texto e também seus conhecimentos sobre Rousseau, é correto afirmar:
O estabelecimento da soberania está desvinculado do pacto social que funda o Estado. A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social para garantir a conservação do Estado. O Estado é uma instituição social dependente da vontade impositiva da maioria, e compõe a democracia. A conservação do Estado independe de uma força política coletiva.
A soberania surge como resultado da imposição da vontade de alguns grupos sobre outros, como o objetivo de conservar o poder do Estado.


Respostas

respondido por: flaviarodrigue
396
A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social para garantir a conservação do Estado.

lennosantos23: CORRETO! PODEM CONFIAR!
vivian82: correto!
respondido por: ARLETECRUZ
180
A soberania é estabelecida como poder absoluto orientado pela vontade geral e legitimado pelo pacto social para garantir a conservação do Estado.
Perguntas similares