Respostas
Resposta:A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço de típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.
A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço de típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.A tradicional festa de Iemanjá no bairro soteropolitano do Rio Vermelho, em 2008.
A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço de típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.A tradicional festa de Iemanjá no bairro soteropolitano do Rio Vermelho, em 2008.A Bahia tem seus expoentes, suas características próprias, resultado da rica miscigenação entre o índio nativo, o português colonizador e o negro escravizado. Nessa imensa vastidão cultural, entre as principais manifestações culturais estão o carnaval de Salvador, a festa da Independência da Bahia, as festas juninas no interior, em especial a guerra de espadas em Cruz das Almas e em Senhor do Bonfim, a lavagem do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara, a Festa de São Sebastião, a festa de Iemanjá, e muitas outras. Na Bahia, ainda há espaço para um provérbio, a um tempo jocoso e sério, que retrata a índole do seu povo: "O baiano não nasce, estreia" e a chamada baianidade, expressão frequentemente usada para definir características de vida dos baianos.[1][2] Ainda há o baianês, modo de falar todo próprio do baiano.[3]
A Bahia tem uma cultura diversificada dentro do Brasil. Possui também um belo acervo de obras de arquitetura e religião de Salvador. As manifestações culturais populares típicas são encontradas, como o gênero musical Axé, que surge da mistura dos ritmos maracatu, frevo, reggae, forró e calypso. O termo Axé vem da saudação religiosa do Candomblé e da Umbanda, que significa energia positiva.
Dança da baía
A dança também tem raízes africanas, praticada no "samba de ronda", mais conhecido como Capoeira, com movimentos ágeis, utilizando todo o corpo, misturando dança com luta.
- Maculelê
O maculelê segue o mesmo ritmo de dança, acrescentando paus e facas. A diferença entre a Capoeira e outros estilos de luta é que a Capoeira tem um toque mágico, já que a música vem de instrumentos tradicionais como o birimbau, pandeiro e conga.
- Samba dos cariocas
Aproximadamente na década de 1870, as baianas começaram a emigrar para o sudeste do Brasil, em busca de trabalho e faziam festas, dançando em rodas de samba, para vender o famoso acarajé e artesanato em madeira. Essa dança de roda foi o que deu origem ao samba dos cariocas.
- Candomblé
O Candomblé é uma das expressões culturais mais fortes da cultura baiana. Essa religião faz parte da história da Bahia, pois está no sangue do povo. É possível presenciar as tradicionais cerimônias religiosas nos terreiros de candomblé (local onde são praticadas as cerimônias), participando da homenagem divina a santos como Iemanjá, Ogun ou Xangô.
- Terra de santos
A Baía é a terra de todos os Santos, rituais e mitos. Suas características próprias vêm da mistura entre índios, colonizadores portugueses e negros de Angola, que por muito tempo viveram como escravos.
- Gastronomia baiana
A gastronomia baiana tem origem africana, com seus famosos condimentos de sabores fortes como azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre. Existem alimentos herdados dos portugueses, conhecidos como "culinária sertaneja". A farinha vem da culinária indígena tupinambás e tapuias.
- Artesanato da baía
Na cultura, também é reconhecida no artesanato, como a produção de cerâmicas concebidas de forma artesanal e cozidas em fornos artesanais, considerados os mais belos da região de Salvador.
Saiba mais sobre Samba em: https://brainly.com.br/tarefa/42626229
#SPJ2