Respostas
Resposta:
Em 17 de fevereiro de 2008 a Assembleia do Kosovo declarava sua independência em relação à Sérvia. A escolha das palavras "declaração de independência" e não apenas "independência" é feita de maneira proposital no título desse texto, uma vez que o país possui reconhecimento internacional limitado — o que afeta profundamente sua soberania.
A luta kosovar por autonomia e independência não começou há dez anos. Durante a existência da República Socialista Federativa da Iugoslávia (1945–1992) o Kosovo possuía status de província autônoma dentro da República da Sérvia. Isso significava que o território usufruía de uma liberdade limitada, podendo escolher a maneira de como sua administração e assembleia funcionasse, por exemplo. No entanto, essa autonomia foi estritamente diminuída, em 1989.
O Kosovo
A população do Kosovo é formada principalmente pelas etnias albanesa (92,9%), bosníaca (1,6%) e sérvia (1,5%). Mas, essas estimativas podem ser menores do que a representação real da população sérvia, já que o censo nacional (feito em 2011) excluiu uma região ao norte de maioria sérvia, além de ser parcialmente boicotado pelos sérvios na região ao sul.
O panorama demográfico do país já explica, em grande parte, o principal impasse político para sua independência. De maneira simples: a população albanesa deseja a independência e a população sérvia deseja continuar como parte da Sérvia.
Explicação:
não escreve tudo você lêr e resume ta