A utilização de drogas lícitas e ilícitas tem aumentado consideravelmente entre as pessoas dos diferentes níveis socioeconômicos. A maconha – Cannabis sativa L. (CANNABACEAE) – é uma delas. Sobre seus efeitos e potenciais perigos do uso recreativo, verifica-se que a maconha
Respostas
Resposta:
→ Efeitos colaterais da maconha
O uso da maconha pode desencadear alguns efeitos no organismo humano. Vale destacar que os efeitos irão depender de vários fatores, como da quantidade utilizada da droga, estado emocional do usuário e se há uso combinado com outra droga. Entre os principais efeitos a curto prazo podemos citar:
Ansiedade;
Aumento da probabilidade de ocorrência de sintomas psicóticos;
Diminuição da atenção e memória;
Diminuição da capacidade motora;
Euforia;
Os sentidos tornam-se mais aguçados;
Pânico;
Paranoia;
Sensação de relaxamento.
Não podemos nos esquecer que a maconha pode gerar danos graves caso seja usada durante a gestação.
Vale destacar ainda que o uso crônico dessa droga pode causar danos cognitivos graves no usuário. Entre os principais problemas identificados observa-se deficit de atenção e memória de curto prazo. Seu uso constante pode ainda causar a chamada “síndrome amotivacional”, que se caracteriza por um estado de indiferença e passividade.
Não podemos nos esquecer, ainda, que o uso crônico da maconha pode afetar de maneira negativa o sistema respiratório, sendo responsável até mesmo pelo desenvolvimento de câncer. Nos homens podem ainda causar uma séria diminuição do hormônio testosterona e em mulheres pode até mesmo afetar a ovulação.
Estudos indicam também que o uso da maconha pode ser responsável pelo desenvolvimento de esquizofrenia. Weiser e colaboradores, no trabalho “Uso de maconha na adolescência e risco de esquizofrenia” enfocam que “o uso regular de maconha apresenta um risco potencial para o desenvolvimento de transtornos esquizofrênicos, particularmente em indivíduos vulneráveis.”
Sabe-se que quanto mais cedo um indivíduo inicia o uso de maconha e maior for o tempo de uso, maior o impacto negativo nesse indivíduo.
OBS: BONS ESTUDOS!