• Matéria: Filosofia
  • Autor: pereiraaline89
  • Perguntado 9 anos atrás

Os filósofos pré-socráticos lançaram questões centrais sobre a origem do universo. Sobre as preocupações destes pensadores, considere: I – Fundamentavam-se no esclarecimento sobre o papel da mitologia para as explicações tanto dos fenômenos da natureza como do comportamento humano em sociedade. II – Apesar das diferenças entre as teorias, partilhavam da preocupação em compreender a natureza do mundo, a physis. III – Buscam explicações lógicas e fundamentadas na observação e estudo da realidade para compreender a origem do universo. IV – Podem ser considerados monistas, ou seja, acreditavam que o universo tinha sido gerado através de um único elemento, a arkhé. Estão corretas as afirmações:

Respostas

respondido por: samueloliveira16
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A II, a III e a IV estão corretas, pois no período pré-socrático haviam discordâncias em relação à criação do mundo, mas todos sugeriam que vinham da physis, buscando por uma explicação lógica, com base na arkhé.
respondido por: profluiscarvalho
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Resposta: II, III e IV estão corretas

Explicação: Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.: BOEHNER, P. Historia da Filosofia Crista. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional.

Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transformasse em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).

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