• Matéria: História
  • Autor: melshuppes
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 1549, a Coroa portuguesa implantou um novo sistema de governo na América portuguesa, criando a função de governador-geral. Quais eram as atribuições do governador na colônia?

ajude sou ruim em historia

Respostas

respondido por: nomeninguem124
1

Resposta:

espero ter ajudado

-------------------------------------------------------------------

Explicação:

QUANDO FOI CRIADO;

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no atual estado da Bahia.

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.

Nesse período, uma série de desafios fez parte da administração colonial: construção da nova capital, pacificação dos indígenas, expulsão de estrangeiros etc. Uma marca importante desse período foi a chegada dos jesuítas no Brasil sob a liderança de Manuel da Nóbrega.

Quando foi implantado o Governo-Geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que os portugueses implantaram no Brasil em 1548 por ordem do rei D. João III. O novo modelo surgiu para substituir e complementar as Capitanias Hereditárias, um sistema que não trouxe o retorno esperado.

O historiador Boris Fausto concluiu que três fatores pesaram para que o rei português tomasse a decisão de implantar o Governo-Geral|1|.

1-O comércio de especiarias com a Índia dava sinais claros de enfraquecimento.

2-Os portugueses estavam fracassando no objetivo de construir um império na região do Marrocos.

3-Os espanhóis estavam extraindo grandes quantidades de metais preciosos de suas colônias.

Perguntas similares