À medida que o ser humano evoluía através de suas experiências, poder criativo e organização cultural, seu senso crítico também se tornava mais apurado, neste sentido a filosofia exerceu e exerce certa função social. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Cita-se a função social e revolucionária dos filósofos, inseridos nos vários contextos em que as culturas estiveram imersas durante a história.
PORQUE
II- A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, sendo assim, que não sabemos o que imaginávamos saber.
Assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Resposta:
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
Segundo o livro:
Dos vários contextos em que as culturas estiveram imersas em toda a sua história, cita-se a função social e, por vezes, revolucionária, dos filósofos. Isso porque, “A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, que não sabemos o que imaginávamos saber […]” (CHAUÍ, 2001, p. 9).
A filosofia tem a função de questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo (as duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira).
Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.
Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.
A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24797725