Respostas
Resposta:
Um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java na noite de sábado (22) e deixou 281 mortos e 1.016 feridos, de acordo com o último balanço divulgado pela Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia. Mais de 50 pessoas são consideradas desaparecidas. As operações de buscas continuam e, até o momento, não há registro de vítimas estrangeiras.
O fenômeno não foi precedido por um terremoto, o que normalmente dá às autoridades tempo para transmitir um alerta e preparar a população. As ondas gigantes teriam sido provocadas por deslizamentos sob a água causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa, que fica em uma ilha.
Na Indonésia, tsunami deixa 222 mortos; número pode crescer
Veja fotos do desastre
Como um tsunami se formou sem que tivesse havido um terremoto antes?
Os socorristas e ambulâncias têm encontrado dificuldades para alcançar as áreas afetadas, porque algumas estradas estão bloqueadas por detritos de casas danificadas, carros virados e árvores caídas.
"O número de vítimas pode aumentar, pois não nos chegaram informações de todas as áreas afetadas", afirmou em comunicado o porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho
Mesmo com o incidente, cujo registro é o mais violento desde dezembro de 2018 (quando o fenômeno da natureza originou um tsunami que matou 281 pessoas e feriu mais de mil), por enquanto nenhuma vítima foi registrada.
Durante grande parte do ano passado, parecia que a Indonésia havia conseguido manter o surto de Covid-19 sob controle. Agora, a nação insular - lar de cerca de 270 milhões de pessoas - se tornou o novo epicentro da pandemia na Ásia, relatando mais casos e mortes diárias do que a Índia duramente atingida, enquanto uma segunda onda devastadora rasga o arquipélago.
espero ter ajudado
BONS ESTUDOS(•‿•)