16) como foi o imperialismo imposto pela Europa aos países africanos e asiáticos?
Respostas
─━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━──━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━─
➤ Explicação
Um dos principais atos do Imperialismo na África pelos britânicos foi a conquista do Egito e por consequência do Canal de Suez. O Canal de Suez era de extrema importância estratégica, pois conectava a Europa com as rotas asiáticas devido à ligação que fazia do Mar Mediterrâneo com o Mar Vermelho
─━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━──━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━─
➤ Outros
➤ O que foi o Imperialismo europeu sobre a África?
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. ... O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857 na Argélia
─━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━──━━━━━━⊱✿⊰━━━━━━─
➤ Bons estudos, ficarei agradecido se me fornecer a melhor resposta.
Resposta:
O domínio da África e da Ásia, exercido pelos países industrializados, teve duas principais formas: 1ª) a dominação política e econômica direta (os próprios europeus governavam); 2ª) a dominação política e econômica indireta (as elites nativas governavam). Mas como as potências imperialistas legitimaram o domínio, a conquista, a submissão e a exploração de dois continentes inteiros?
A principal hipótese para a legitimação do domínio imperialista europeu sobre a África e a Ásia foi a utilização ideológica de teorias raciais europeias provenientes do século XIX. As que mais se destacaram foram o evolucionismo social e o darwinismo social.
Explicação:
Um dos discursos ideológicos que “legitimariam” o processo de domínio e exploração dos europeus sobre asiáticos e africanos seria o evolucionismo social. Tal teoria classificava as sociedades em três etapas evolutivas: 1ª) bárbara; 2ª) primitiva; 3ª) civilizada. Os europeus se consideravam integrantes da 3ª etapa (civilizada) e classificavam os asiáticos como primitivos e os africanos como bárbaros.