A constante K é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é utilizada sempre que nos referimos ao estabelecimento ou não de equilíbrio em uma reação química. Para tal, é sempre necessário realizar um cálculo do Kc, que utiliza as concentrações em quantidade de matéria dos participantes da reação.
Elaborado pela professora, 2021.
Em um recipiente de 1,0 L são introduzidos 5,0 mol de N2O4 que se transformam em NO2, segundo a equação (não balanceada):
N2O4(aq) ⇌ NO2(aq)
Uma vez atingido o equilíbrio, resta no sistema 1,3 mols do reagente, N2O4. Assinale a alternativa que contém a constante de equilíbrio, K, na temperatura desse experimento:
Alternativas
Alternativa 1:
56,8
Alternativa 2:
77,2
Alternativa 3:
23,2
Alternativa 4:
42,1
Alternativa 5:
54,76
Respostas
Resposta:
constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.
Considere a reação reversível genérica abaixo, onde as letras minúsculas correspondem aos coeficientes da reação balanceada e as letras maiúsculas são os reagentes e os produtos são todos gasosos:
A]a. [B]b (pA)a. (pB)b
Onde p é a pressão parcial de cada substância no equilíbrio.
Desse modo, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação, e Kc não apresenta unidade*.
Além disso, um aspecto muito importante a ser ressaltado é que nessa expressão não devem ser representados componentes sólidos e nem líquidos puros, pois somente matérias que podem sofrer variação é que participam dessa expressão. A concentração em quantidade de matéria de uma substância no estado sólido é constante e assim já está incluída no próprio valor de Kc. O mesmo vale para líquidos puros como a água. Resumindo, só participam da expressão substâncias no estado gasoso e em solução aquosa.
Observe os exemplos abaixo:
Explicação:
e a a
d___ ou Kp =__(pC)c. (pD)d___
A]a. [B]b (pA)a. (pB)b
Resposta: Aproximadamente 42,1
Explicação:
1/ Separar os dados:
Inicialmente 5 mols de N204
Quantidade no equilíbrio/ 1,3 mols de N204
Tudo para 1 Litro
2/ Balancear a equação
N204 -> N02
[ N204 - > 2NO2 ]
3/ Vamos lá:
Essa equação é de 1 pra 2
então o N204 gastou 3,7 mols pra formar 7,4 mols de 2NO2
obs: ( 5 mols iniciais de N204 - 1,3 mols no equilíbrio : 3,7)
Gastou 3,7 mols para serem formados o dobro no produto : 3,7 x 2: 7,4
4/
Kc: [ Produto]/[Reagente]
Kc: / [N204]
Kc: / 1,3
Kc: 54,76/ 1,3
Kc: aproximadamente 42,1