A Geografia passou por diversas correntes paradigmáticas, sendo uma ciência ora descritiva, ora de síntese, ora globalista. Obteu influência das ciências exatas e, posteriormente, encontrou suas bases na Sociologia. Tendo em vista a evolução do pensamento geográfico, qual das alternativas melhor representa o objetivo da Geografia enquanto ciência na atualidade? A. A Geografia, por ser uma ciência naturalista, se preocupa em compreender a distribuição de seres bióticos e abióticos no espaço geográfico. B. A Geografia é uma ciência social, mas que estuda elementos da natureza para compreender a interferência humana no Meio Ambiente e no espaço geográfico de modo geral. C. A Geografia é uma ciência social e, portanto, se preocupa em estudar as relações sociais, políticas e econômicas, não cabendo aos estudos geográficos a preocupação com as áreas da natureza. D. A Geografia não produz conceitos e teorias próprias, pois se utiliza dos aportes teóricos e m.
Respostas
Resposta:
A Geografia é uma ciência social, mas que estuda elementos da natureza para compreender a interferência humana no Meio Ambiente e no espaço geográfico de modo geral.
Explicação:
A Geografia é uma ciência social que estuda a relação existente entre a sociedade e o meio em que esta vive; portanto, estuda elementos da natureza e compreende as diversas influências da sociedade no Meio Ambiente, no modo de uso, na ocupação e na organização do espaço geográfico, não sendo, nesse sentido, naturalista, pois reflete sobre as ações humanas no espaço. É uma ciência teórica, pois produz aporte conceitual e metodológico, dialogando com o mundo prático por compreender processos que se materializam e (re)configuram o espaço, sejam esses processos resultados do comportamento social, econômico ou político, seja pelo comportamento da natureza.
Resposta:
LETRA B
Explicação: