De acordo a formação territorial do Brasil no século XIX e com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o território do Brasil sofreu novas alterações. Marque a alternativa que não contempla os acontecimentos daquele período:
A atividade mineradora perdeu força e o café passou ser o principal produto de exportação do Brasil. Com isso, os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo ganharam importância.
Após a independência, porém, as Províncias Unidas do Rio da Prata, alegam que a área da Cisplatina lhes pertencia e tem início a Guerra da Cisplatina (1825-1828). A solução é a criação de um Estado independente, a República Oriental do Uruguai.
A Banda Oriental do Uruguai foi incorporada ao Brasil como Província da Cisplatina e a Guiana Francesa foi ocupada militarmente. Em 1817, o Brasil deixa a Guiana Francesa, mas obtém o reconhecimento da posse da foz do Amazonas.
O território do Brasil perdeu Roraima e Rondônia para A Venezuela e Colômbia em 1817.
Outro
Respostas
De acordo com a questão abordada a alternativa incorreta é:
D) O território do Brasil perdeu Roraima e Rondônia para A Venezuela e Colômbia em 1817.
A alternativa é incorreta, pois não houve perda dos atuais territórios dos estados de Roraima e Rondônia para a Venezuela.
De fato, ao se realizar uma análise das outras alternativas por eliminação é possível chegar a resposta correta. Realmente com a queda da exploração de ouro na região das Minas Gerais ocorre uma ascensão do cultivo e exportação do café o que gerou uma ascensão econômica das províncias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, produtoras de café. Além disso, de fato durante o Primeiro Reinado ocorreu a Guerra da Cisplatina ao qual culmina na perda da província e sua independência dando origem a atual nação do Uruguai. Além disso, anteriormente o governo português no Brasil havia realmente incorporado a Banda Oriental do Uruguai e a região da Guiana Francesa e posteriormente há a perda desses territórios, porém a posse da foz do rio Amazonas.