De acordo com Costa Val (2004), pronomes são comumente utilizados como recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia dereferentes textuais. Nesse sentido, costuma-se, por meio de um pronome, retomar um elemento citado no texto, a fim de evitar a repetição. Para estar de acordo com a norma padrão, o pronome precisa concordar em gênero e número com a palavra a qual faz referência. A seguir,temos um caso em que não há concordância entre pronome e a palavra a qual faz referência:Tenho a maior gratidão a essa equipe médica, porque eles salvaram a vida do meu pai. Explique a forma padrão para este enunciado e explique por que é possível compreendê-lo mesmo sem concordância entre o pronome e apalavra a qual faz referência.
Respostas
respondido por:
17
A opção que não apresenta concordância entre pronome e palavra é a letra A.
O destaque é para a "equipe médica", porém, foi usado o pronome pessoal da terceira pessoa do plural, no masculino "eles".
O correto seria usar o pronome pessoal feminino no singular "ela", já que se refere a "equipe médica".
Dessa maneira, o enunciado não adota a norma-padrão da língua. Porém, apesar dessa irregularidade, é possível compreender o enunciado, visto que uma equipe médica pode contar com homens e mulheres, por isso, o uso de "eles".
Abraços!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás