A compreensão sobre “o que” é aprender e “como” se aprende está cunhada em diferentes perspectivas teóricas. Entretanto, em algumas delas, há aspectos que são comuns, por exemplo, a interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Considerando esse princípio de interação, analise o seguinte episódio:
Em uma turma, a proposta de atividade teve por objetivo identificar/destacar nas paisagens/fotos as figuras Geométricas e nomeá-las utilizando o GeoGebra como Ferramenta. A professora disponibilizou a sua máquina digital e os alunos foram divididos em grupos e cada um deles foi responsável por tirar fotos do ambiente interno da escola nas quais eles enxergassem uma ou mais figuras geométricas. Depois disso, eles transferiram as imagens para o software GeoGebra e realizaram o estudo dessas imagens junto ao auxílio da professora. A imagem ilustra o desenvolvimento da tarefa proposta por um dos grupos.
DE SOUZA, V. A. et al. A interação entre o trabalho educativo com software de geometria dinâmica e fotografia no ensino e aprendizagem de figuras geométricas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 114-132, 2017.
Fonte: (DE SOUZA, V. A. et al, 2017).
Considerando o episódio anterior, analise as seguintes asserções a respeito da interação como favorecedora da aprendizagem:
I. Ainda que o episódio descrito não evidencie elementos que permita reconhecer a interação enquanto comunicação entre os agentes (professora e alunos), ele revela uma proposta de prática interacionista. Esse é um aspecto que deve ser observado pelo professor apenas durante a prática, a fim de que os estudantes possam trocar conhecimentos.
PORQUE
II. A atividade, ao admitir uma dose de experimentação por parte dos alunos, em que eles perceberam/escolheram os “objetos”, registraram e articularam o registro com a teoria matemática usando a tecnologia, sob a mediação da professora, exigiu uma colaboração e a negociação de significados durante a prática.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás