Na abordagem vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura. O que ocorre não é uma somatória entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre o ser humano e o meio social e cultural em que se insere. Assim, é possível constatar que o ponto de vista de Vygotsky é que o desenvolvimento humano é compreendido não como a decorrência de fatores isolados que amadurecem, tampouco de fatores ambientais que agem sobre o organismo controlando seu comportamento, mas sim como produto de trocas recíprocas, que se estabelecem durante toda a vida, entre indivíduo e meio, cada aspecto influindo sobre o outro.
NEVES, R. A., DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. São Leopoldo. UNIrevista. v. 1, n. 2, p.1-10, 2006.
Analise as afirmativas a seguir, que tratam sobre os planos genéticos:
I - Na puberdade, o adolescente passa por transformações como a menarca e surgimento dos brotos mamários nas meninas; já nos meninos ocorre o aumento do tamanho dos testículos. Este tipo de mudança faz parte do plano da ontogênese.
II - Josiane relata que a sua menarca a marcou de maneira bastante negativa, pois não teve nenhuma orientação da família e aconteceu na escola, o que gerou muito constrangimento. Esta experiência da puberdade de Josiane faz parte da microgênese.
III – Na casa de Naomi todos têm o costume de retirar os sapatos ao entrar em casa e também no momento das refeições. A família mantém as tradições de seus ancestrais japoneses. Estas características são típicas da sociogênese.
IV – Maria nasceu em uma pequena cidade do interior do Brasil, viveu com seus pais que trabalhavam na roça, mas que sempre a incentivaram a estudar. Passou por muitas dificuldades, as vezes sem material escolar ou dinheiro para o transporte, mas nunca desistiu, queria mudar sua realidade por meio da educação. No dia de sua formatura, ela e seus pais não se cabiam de tanta felicidade. Este relato retrata a filogênese.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
DE ACORDO COM A TEORIA
a) filogênese – diz respeito à história da espécie humana, que define limites e possibilidades de funcionamento psicológico, que define o que o ser humano pode fazer (andar) e o que não pode fazer (voar). Uma das características da espécie humana é a plasticidade do cérebro, que se adapta a muitas circunstâncias diferentes.
b) ontogênese – diz respeito a história do individuo da espécie, do desenvolvimento do ser, de uma determinada espécie. Por fazer parte de uma determinada espécie, todo membro dessa espécie passa por certo percurso de desenvolvimento que é definido e não outro. Nesse sentido, várias coisas são determinadas pela passagem daquele individuo da espécie por uma seqüência de desenvolvimento natural daquela espécie.
c) sociogênese – diz respeito à história do meio cultural onde o sujeito está inserido e as formas de funcionamento cultural que interferem no funcionamento psicológico, que de certa forma ainda o definem, o que ocorre de acordo como cada cultura organiza o desenvolvimento. Por exemplo, as fases da adolescência e da velhice são desenvolvidas de formas diferentes, dependendo da cultura do local que se analisa.
d) microgênese – diz respeito ao aspecto mais microscópico do desenvolvimento, onde cada fenômeno psicológico é analisado separadamente, com foco bem definido. Por meio dessa entrada pode-se refutar a idéia do determinismo.