Transformação de lixo em energia elétrica já é realidade em SC A cidade de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, abriga a primeira usina brasileira de geração de energia elétrica a partir do biogás proveniente de um aterro sanitário de porte médio, onde são depositadas cerca de 300 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. O projeto alia o aperfeiçoamento do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, com foco na redução do impacto ambiental, e o aproveitamento do biogás, uma fonte de energia limpa e renovável, geralmente desprezada entre os recursos energéticos. O biogás é um dos produtos da decomposição da matéria orgânica em condições anaeróbicas (sem a presença de oxigênio), através da ação de determinadas espécies de bactérias. Trata-se de um combustível gasoso composto, principalmente, de metano, além de dióxido de carbono e traços de outros gases. A implantação da usina impactou na redução da emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, por meio de um sistema moderno de captura e queima dos gases gerados pela decomposição da matéria orgânica depositada no aterro sanitário. Dessa forma, aproveitamos o metano, um biocombustível de alto poder calorífico, e evitamos a emissão de um poluente”, ressaltou a engenheira sanitarista e ambiental. Pesquisas apontam que o metano lançado na atmosfera é 21 vezes mais agressivo do que o dióxido de carbono, principal agente do aquecimento do planeta. A intenção é tornar a Itajaí Biogás e Energia um modelo que demonstre a viabilidade de projetos de geração de energia em aterros sanitários de pequeno ou médio porte Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2016. O lixo se transformou em solução energética para alguns países. O Japão lidera o ranking, seguido pelo bloco europeu, China e Estados unidos. A respeito da experiência brasileira é correto considerar que
a) o metano é um gás de baixo poder calorifico e o sistema de captação implantada na usina em Santa Catarina não é emitido para a atmosfera.
b) a experiência em Santa Catarina é considerada com uma fonte de energia limpa, já que contribui para a redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa.
c) no aproveitamento do lixo, o biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica em ambientes aeróbicos.
d) a implantação da usina impactou no aumento da emissão de gases do efeito estufa, já que o processo considera a captura e queima dos gases gerados são lançados na atmosfera.
e) o dióxido de carbono é o gás mais agressivo lançado na atmosfera e combustível gasoso produzido é composto, principalmente, de metano.
Respostas
Resposta:
b) a experiência em Santa Catarina é considerada com uma fonte de energia limpa, já que contribui para a redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa.
Explicação:
a) o metano é um gás de baixo poder calorifico e o sistema de captação implantada na usina em Santa Catarina não é emitido para a atmosfera. ERRADO. O METANO TEM BAIXO PODER CALORIFICO.
b) a experiência em Santa Catarina é considerada com uma fonte de energia limpa, já que contribui para a redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa. CORRETO
c) no aproveitamento do lixo, o biogás é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica em ambientes aeróbicos. ERRADO. TRATASE DE AMBIENTES ANAERÓBICOS.
d) a implantação da usina impactou no aumento da emissão de gases do efeito estufa, já que o processo considera a captura e queima dos gases gerados são lançados na atmosfera. ERRADO. A USINA DIMINUIU A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA.
e) o dióxido de carbono é o gás mais agressivo lançado na atmosfera e combustível gasoso produzido é composto, principalmente, de metano. ERRADO. O METANO É O MAIS AGRESSIVO.