Respostas
Resposta:
Todos que estudam a disciplina de história em algum momento visualizarão períodos diferentes da história humana. A Idade Contemporânea é um desses períodos e aborda a história do século XVIII aos dias de hoje. Essa divisão em períodos não é tão recente assim e remonta ao século XIX, quando a história consolidava-se como matéria de ensino.
Essa transformação da história em matéria de ensino iniciou-se no final do século XVIII, na Europa Ocidental, e ganhou força no século seguinte. A periodização cronológica não foi uma inovação desse período, mas sim uma estratégia de manejo do tempo já usada por diferentes intelectuais do passado.
O objetivo da periodização histórica pode ser uma forma de demonstrar a evolução das sociedades ao longo do tempo, destacando-se os momentos marcantes, isto é, momentos em que grandes transformações iniciaram-se. Além disso, a periodização atende a uma função importante relacionada ao ensino: ela facilita o ensino da história e a assimilação do conhecimento.
O modelo que existe atualmente surgiu de propostas que foram desenvolvendo-se na Europa durante a Idade Média. A partir do renascimento, surgiram ideias de um mundo marcado por três eras: a antiga, a média e a moderna. Essa ideia avançou e tornou-se a divisão que conhecemos atualmente como: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
Resposta:
faça o balanceamento das adequações abaixo H2O H2+O2