Cite um tipo de célula que compõe cada tecido listado e explique a função de cada tecido.
a) Tecido Sanguíneo:
b) Tecido Nervoso:
c) Tecido Muscular:
d) Tecido Adiposo:
e) Tecido Epitelial:
Respostas
Resposta:
a) Tecido Sanguíneo:
Este tecido possui três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma.
Ectoderma formará a epiderme, epitélio da boca e fossas nasais.
Mesoderma formará o revestimento de cavidades corpóreas fechadas e o sistema urogenital.
Endoderma, por sua vez, formará o sistema digestório e respiratório.
O tecido epitelial tem a função de revestir superfícies corpóreas, ele pode tanto exercer a função de proteção (como o isolamento da urina na bexiga) quanto a função de passagem de substâncias (como nos alvéolos pulmonares, onde há trocas gasosas).Mas dependendo da função exercida, a célula possuirá uma forma e uma determinada estratificação.
b) Tecido Nervoso:
O sistema nervoso é dividido, em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema nervoso central; é formado pelo encéfalo, constituintes neurais
do sistema fotorreceptor e medula espinha
Sistema nervoso periférico; é constituído por
nervos e gânglios
Sua função é a transmitir impulsos nervosos do meio externo e interno, para receber informações processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas. É graças a esse tecido que conseguimos ler este texto e compreendê-lo.
c) Tecido Muscular:
O tecido muscular esta relacionado a locomoção do corpo , estabilização e postura , regulação do volume dos órgãos e produção de calor, suas principais funçoes.
Sua estrutura de elementos é diferente das outras sua composição é :
Célula = Fibra Muscular; Membrana Plasmática = Sarcolema; Citoplasma = Sarcoplasma; Retículo Endoplasmático Liso = Retículo Sarcoplasmático.
d) Tecido Adiposo:
o tecido adiposo a dois tipos de tecido adiposo: amarelo (unilocular) e o pardo ou marrom (multilocular). O tecido adiposo marrom está presente, em humanos, durante o desenvolvimento e diminui a partir do nascimento até o décimo ano de vida. O tecido adiposo amarelo permanece desde o desenvolvimento fetal e durante a vida adulta.
Sua função função de armazenar gordura, isolante térmico, proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.
e) Tecido Epitelial:
Funções do tecido epitelial apresenta diversas funções; revestimento e proteção da superfície do corpo, dos órgãos e cavidades corporais, absorção de substâncias, como ocorre nos intestinos e rins, secreção de substâncias – nas glândulas, função sensorial, como por meio do neuroepitélio olfativo.
Tecido epitelial de revestimento
As células formam camadas que revestirão tanto a superfície do corpo como órgãos e a cavidade interna. O tecido epitelial de revestimento pode ser classificado de acordo com a quantidade de células e formas.
De acordo com o número de células:
Simples: constituído por uma camada de células;
Estratificado: constituído por mais de uma camada de células.
Pseudoestratificado: constituído por uma única camada de células de diferentes alturas, com seus núcleos ocupando diferentes posições. O fato de o núcleo ocupar diferentes posições na célula faz com que esse tecido aparente ser constituído por mais de uma camada de células.
De acordo com a forma das células:
Pavimentoso: as células apresentam a sua largura e comprimento maiores que a altura;
Cúbico: as células apresentam a sua largura, o comprimento e a altura com as mesmas dimensões;
Prismático (colunar ou cilíndrico): as células apresentam a sua altura maior que a largura e o comprimento.
Tecido epitelial glandular
As células do tecido epitelial glandular são especializadas na secreção de substâncias. Essas células secretoras podem ser encontradas em epitélios de revestimento, sendo chamadas de glândulas unicelulares. Essas células podem também se proliferar, invadir o tecido conjuntivo adjacente e depois se diferenciar formando as glândulas pluricelulares, conhecidas amplamente apenas por glândulas.
As glândulas podem ser classificadas em:
Glândulas exócrinas: mantêm-se conectadas ao epitélio, formando um ducto que lança secreções para alguma cavidade ou para fora do corpo. São exemplos de glândulas exócrinas as glândulas mamárias e salivares.
Glândulas endócrinas: não possuem conexão com o epitélio, lançando suas secreções na corrente sanguínea. São exemplos de glândulas endócrinas a tireoide e a paratireoide.
Glândulas mistas: alguns autores consideram como glândulas mistas alguns órgãos que lançam suas secreções tanto na corrente sanguínea como em cavidades abertas. As chamadas glândulas mistas podem apresentar células que exercem tanto a função endócrina quanto a exócrina ou células diferenciadas para as duas funções.
Um exemplo de glândula mista é o pâncreas. Na sua parte endócrina, secreta os hormônios insulina e glucagon e lança-os na corrente sanguínea. Já na parte exócrina, secreta o suco pancreático, que é lançado no intestino delgado.
Espero ter ajudado :)